Precisamos falar sobre aborto, meu corpo minhas regras, empoderamento feminino, deixa ela em paz. Estes são alguns dos tópicos mais comentados na internet, levantados em cartazes em marchas de rua e disseminados pelos meios de comunicação, sobretudo alternativos.
O movimento feminista se expande em suas causas e sujeitas nos últimos anos, mas em paralelo, a elaboração de um pensamento feminista próprio, desenvolvido em sintonia com uma interpretação teórica e política acerca da realidade das mulheres tem ficado disperso em poucos grupos e coletivos que entendem como é potente e subversivo para as mulheres produzirem conhecimento sobre si.
Para enfrentar essa questão o Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo, com apoio do Sind-PD (Sindicato dos trabalhadores em empresas de informática, processamento de dados e tecnologia da informação de Pernambuco), promoverá nos dias 6 e 7 de novembro no centro do Recife uma nova edição do Curso Caleidoscópio. A formação é destinada a feministas interessadas em aprofundar perspectivas da teoria crítica, questões sobre mulheres e o mundo do trabalho, conversar sobre as elaborações das feministas negras e conhecer o feminismo que se faz presentes nas periferias brasileiras. Vamos conversar sobre a materialidade e a subjetividade das mulheres. Serão disponibilizadas 80 vagas. Para inscrever-se e garantir sua vaga é necessário preencher a ficha de inscrição. A equipe de produção também solicita uma contribuição voluntária para bancar a logística e execução do curso, sugerindo doação a partir de R$ 20 reais.
06 de novembro
14:30h | BASES DO FEMINISMO MATERIALISTA – Betânia Ávila
18:30h | FEMINISMO NEGRO E LUTA ANTIRRACISTA – Rivane Arantes
07 de novembro
14:00h | NOVOS OLHARES SOBRE O MOVIMENTO FEMINISTA
Linha da vida e autorreflexão feminista, Fabiana Moura
Coletivos feministas em Recife, Cecília Cuentro
Marcha das Mulheres Negras e desafios atuais, Mônica Oliveira
Frente de Mulheres no Cariri Cearence, Suamy Soares
Repensando práticas feministas em tempos de crise, Sophia Branco
18:30h | FEMINISMO POPULAR – Carmen Silva