Boca a Boca

O Antiproibicionismo é uma questão feminista

O feminismo antiproibicionista tem crescido em quantidade de militantes e incidência política na sociedade brasileira. As ativistas da causa estão instaurando o antiproibicionismo como uma questão feminista e levantando que a política de drogas e encarceramento é uma questão das mulheres. Para refletir e incindir sobre essa questão será realizado o I Encontro da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, a RENFA. A Rede foi formada em 2014 com o desafio é sensibilizar e influenciar movimentos feministas a acolher a agenda da reforma da política de drogas como fundamental e estruturante na luta pela democracia e pela vida das mulheres.

O uso do encarceramento no combate às drogas tem afetado desproporcionalmente as mulheres. Segundo dados recentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), nos últimos 16 anos houve um aumento de 700% da população carcerária feminina. Em contrapartida, as mulheres são as que menos procuram os serviços de atendimento aos usuários de drogas e, quando chegam, são as que chegam mais tarde e em nos serviços.

Segunda dados levantados pelo Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC) “a maioria das mulheres [presas] possui um perfil parecido: baixa escolaridade, vive em condições de pobreza e é responsável pelos cuidados de filhos, filhas, jovens, pessoas idosas ou com deficiência. O envolvimento com o tráfico de drogas surge grandemente como uma forma de geração de renda. Nesse sentido, criminalizar duramente os empregos de pior remuneração dentro do tráfico de drogas é uma opção marcada por uma discriminação de gênero, pois são esses os empregos de que muitas mulheres dependem para a manutenção de suas famílias.”

O Encontro das Feministas Antiproibicionistas acontecerá nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2017 de maneira autogestionária. Centenas de mulheres, alinhadas pela pauta da reforma na política de drogas, se encontrarão em Recife para trocar experiências e planejar uma atuação em rede em todo o território nacional. As inscrições ainda estão abertas e a organização está recolhendo contribuições para financiar os custos do Encontro.

I ENFA

Encontro Nacional Feministas Antiproibicionistas

https://www.facebook.com/events/469821913375815/

30 setembro e 01 de outubro

Participe: https://goo.gl/K2Rnhj

Ajude o encontro a acontecer: https://goo.gl/ZFs2ok