Na noite de abertura política da Marcha das Margaridas, que contou com a presença de convidadas de todos os movimentos, organizações e partidos de esquerda, um grande anúncio foi feito pelos movimentos feministas articulados nacionalmente: no primeiro semestre de 2020 acontecerá um Encontro Nacional dos Movimentos Feministas.
Elisa Aníbal, jovem feminista engajada no Fórum de Mulheres de Pernambuco, foi quem leu, no palco, o manifesto. “Nesta semana em que nos juntamos na Marcha das Mulheres Indígenas e na Marcha das Margaridas, convidamos todos os movimentos de mulheres do campo de esquerda a se juntarem nessa jornada, rumo a um Encontro Nacional dos Movimentos Feministas no Brasil. Várias articulações e movimentos organizados de mulheres estão se unindo para fazer acontecer este encontro tão necessário! O feminismo é uma força política em expansão, lutando contra as mais diversas forças de opressão”.
Em 2020, elas prometem fazer de Pernambuco um território das mulheres. O desejo é que esse encontro seja capaz de expressar a força política feminista, e um espaço para que as mulheres possam vivenciar a criatividade, impulsionar as lutas e apontar caminhos para um projeto coletivo de emancipação que alimente ousadia e esperança.
Escute o programa de radio especial feito pela coletiva de comunicação da Articulação de Mulheres Brasileiras sobre o lançamento do Encontro Feminista Nacional:
______________________
Expediente: Coordenação Geral: Cris Cavalcanti (PE); Texto: Fran Ribeiro (PE), Gabriela Falcão (PE), Carmen Silva (PE); Laura Molinari (RJ), Carolina Coelho (RJ), Raquel Ribeiro (RJ), Angela Freitas (RJ), Rosa Maria Mattos (RJ), Milena Argenta (DF) e Priscila Britto (DF); Fotos: Carolina Coelho; Vídeo: Débora Guaraná (PE), Milena Argenta (DF) e Cris Cavalcanti (PE); Edição: Coletivo Motim; Diagramação: Débora Guaraná (PE), Bibi Serpa, Cris Cavalcanti (PE); Sites e Redes Sociais: Cristina Lima (PB), Thayz Athayde (CE), Cris Cavalcanti (PE), Analba Brazão (PE), Emanuela Marinho (PE) e Luna Costa de Oliveira (RJ); Produção: Mayra Medeiros (PE) e Masra Abreu (DF).